Entre os tecido de vertebrados o osso é o único que apresenta a característica de reparar-se com formação de novo osso, com tecido semelhante ao original.
Os osteoblastos são as células responsáveis pela síntese dos constituintes orgânicos (fibras colágenas e proteínas não-colagênicas) e pela mineralização da matriz osteóide do tecido ósseo e A atividade de reabsorção é mediada pelos osteoclastos.
A formação e a reabsorção óssea são eventos dinâmicos, dependentes da ação de alguns moduladores como: hormônios, fatores de crescimento, citocinas, metaloproteinases de matriz (MMPs), fosfatases alcalina e fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP), entre outros, e podem ser influenciados por alguns agentes, entre os quais destaca-se o flúor.
O flúor parece alterar a atividade de osteoblastos; alterar a quantidade de massa óssea em ratos de maneira dose-dependente; além de ser usado em protocolos de tratamentos de osteoporose mostrando diminuir a incidência de fraturas ósseas e aumentar a densidade de massa óssea em humano
Encontra-se em estudo os mecanismos pelos quais o flúor atua sobre os osteoblastos e osteoclastos e também o real efeito de sua administração como tratamento auxiliar da osteoporose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O flúor também aumenta a resistência e as características dos cristais do osso assim como aumenta a da dentina?
ResponderExcluirMinha avó tem osteoporose, seria muito bom ter algum tratamento mais eficiente, pois os atuais geram pouco resultado...