sábado, 16 de maio de 2009

Modelo de hipertensão arterial: ratos 1R-1C

No Laboratório de Farmacologia do Departamento de Ciências Biológicas da FOB-USP, nós utilizamos como modelo de hipertensão arterial os ratos 1-rim-1clip (1R1C).


Qual a vantagem? O modelo mimetiza bem a hipertensão essencial, causada pela estenose da artéria renal e perda parcial da função, o que leva a uma série de alterações na sinalização do SNAS (sistema nervoso autônomo simpático) e do sistema renina-angiotensina. O preço também compensa, uma vez que modelos geneticamente modificados ou a hipertensão obtida através de tratamento farmacológico são mais caros e não garantem que o método de indução não interfira no teste que será realizado.


Qual a desvantagem? A cirurgia para retirar um rim e colocar um clip na artéria renal pode levar alguns ratos à morte, principalmente até o pesquisador adquirir experiência e o protocolo de anestesia ser definido.


Qual é a técnica? A técnica foi desenvolvida por Goldblatt e consiste em retirar o rim direito do animal, isolar a artéria renal do rim esquerdo e inserir um clip que deixe o diâmetro da artéria em apenas 0,25mm. Os ratos desenvolvem a hipertensão em um mês e devem ser submetidos ao experimento neste prazo, pois dois meses após a cirurgia a hipertensão torna-se maligna e a maioria morre.


Vamos ver alguns passos desta cirurgia.


Anestesia:



Abertura do abdômen:



Isolamento da artéria renal:



Inserção do clip na artéria renal:

Retirada do rim direito:



Espero que ninguém tenha ficado muito impressionado com as fotos!

Até mais!

Um comentário:

  1. gostaria de saber qual o nome do músculo da região adominal do rato que é seccionado para que ocorra o procedimento.
    obrigado

    ResponderExcluir